segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Je suis Charlie

Esta foi uma semana que irá certamente ficar na história, infelizmente não pelos melhores motivos. À semelhança do 9/11, mas com uma magnitude menor, houve um grande atentado aos valores ocidentais. A liberdade é um bem de primeira necessidade que nós não abdicaremos dele, nunca. E deixa-me muito feliz ver que tal como em NY no após o 11 de Setembro, em Paris e na Europa em geral, nos dias seguintes ao atentado saiu à rua enfrentando os seus medos, para se impor a estes actos terroristas. 

Mas nem tudo é um mar de rosas, há uma grande polémica à volta do uso da expressão "Je suis Charlie", muitos crêem que a liberdade de expressão foi ultrapassada em alguns cartoons (a minha liberdade acaba quando começa a tua), outros enaltecem este trabalho dizendo que em Portugal não há ninguém com coragem o suficiente para chegar aos calcanhares destes cartonistas. 
Eu penso que cada um tem os talentos que tem, cada um tem as crenças que tem, e ainda cada um tem o feitio que quem, agora nada te dá o direito de tirar uma vida a quem quer que seja. E "Je suis Charlie" porque acredito na liberdade, luto pelos meus ideais, à minha maneira; e acima de tudo estou solidária com todas as vítimas e seus familiares. 

Os meus pensamentos e orações também vão para os nossos primos muçulmanos. Uma coisa é ser-se radical como os que provocaram estes atentados, que deturpam a sua doutrina a 200%; outra coisa é por todos os muçulmanos no mesmo saco, por ignorância e maldade. 




Sem comentários:

Enviar um comentário