Hoje sim eu gostava de vos falar sobre balanços. Não de uma forma aborrecida e já demasiado vista tipo: eu poupei X, viajei Y ou aumentei/desci peso. Mas gostava sim de inovar, portanto se quiseres ouvir algo novo vieste ao sítio certo.
Eu queria partilhar convosco algo que alterei este ano e foi uma aposta ganha: reclamar mais.
Parece talvez estranho mas eu vou dar algum contexto: desde Janeiro de 2025 que tenho um apartamento, que não estamos a habitar, para venda. Não podemos alugar (devido a regras na Suécia) e não conseguimos vender (já descemos o preço algumas vezes). Este facto faz com que a nossa economia não esteja a florescer, neste momento. Dentro deste cenário tão negro há algo de positivo a retirar, que é dar valor ao que temos (cliché, mas verdade) e assim, tornei-me numa cliente mais exigente. Como tal, tenho feito frequentemente direito de reclamar.
Acompanha o meu pensamento, quantas vezes já foste ao supermercado comprar morangos e no dia a seguir quando vais a abrir a caixa descobres um morango com bolor. És obrigada a deitar esse morango fora e ficas tu com o prejuízo. A questão é que provavelmente a cadeia onde compraste esse morango ganha milhões no final de cada ano. E és tu é que ficaste com o prejuízo do morango com o bolor.
Eu comecei a pensar nisto e apercebi-me que é errado. Reclamar é um direito. Sim por vezes é chato fazê-lo. Por vezes, quem recebe a reclamação é um idiota. Mas muitas vezes a reclamação é atendida e o cliente por vezes, até recebe uma pequena compensação. E eu acredito que há pontos positivos do lado da marca, porque o cliente sabe reconhecer quando a marca tenta fazer o bem. A relação cliente/marca fica reforçada quando o cliente se sente ouvido. Pensa comigo, na tua cidade tens 5 supermercados. Compraste uma caixa de morangos no supermercado 1, essa caixa já tinha bolor. Reclamas à empresa e tens o dinheiro de volta e um pedido de desculpa. Da próxima vez que comprares morangos vais querer ir ao supermercado 1, certo?
Ao fazer o balanço de 2025 vejo que esta forma de pensar é um ganho. Ser mais exigente e evitar aceitar o "é apenas um morango estragado numa caixa".
Aproveito assim para vos desejar um feliz ano novo!
.jpg)
Comentários
Enviar um comentário