Gosto de comprar ovos a um sítio que eu conheço. Compro directamente ao produtor e eles até vendem ovos com defeito, sim eles existem, e com um preço bem apelativo. E era isto que eu vos queria contar hoje, que existem ovos com defeito. Muito obrigada e até amanhã!
Não, estava a brincar. A parte que mais me fascina nesta história é o facto de eu guardar as caixas dos ovos e as voltar a levar para o produtor. Existe mesmo um sítio onde o cliente pode colocar as caixas já usadas. Posso acrescentar que cada vez que lá vou encontro várias caixas já usadas, portanto não serei a única. Deste modo, todos nós estamos a reutilizar as caixas de ovos da mesma forma que antigamente se fazia com o pão ou com o leite, por exemplo. Nesses tempos a mesma embalagem era usada vezes sem conta por uma famíla. Claro que não era de plástico ou das modernas embalagens tetra pak. As desse tempo eram de vidro, de pano, de papel... E eu pergunto-me onde é que isto tudo acabou?
Ao mesmo tempo, hoje em dia somos bombardeados, ou melhor, levamos autênticas lavagens cerebrais para comprar carros eléctricos. Como que todo o mal da crise climática fossem os combustíveis fósseis. Posso dizer que tenho bastantes questões sobre este tema e sinceramente, não queria ir para aí hoje. Mas o meu ponto é: o mal do mundo não é o super consumismo? As Shein ou Temu desta vida que nos levam a consumir mais e mais? Numerei estas duas marcas mas poderia facilmente fazer uma lista com centenas de marcas. E não são só marcas de roupa, é de basicamente tudo e mais alguma coisa.
Sabiam que os artigos tecnológicos têm vindo a diminuir a sua esperança média de vida. A evolução não deveria ser ao contrário?
Nunca vamos estar satisfeitos com o que temos?
Quando é que recipiente de vidro do leite deixou de ser actual? Quando é que foi instituído que tudo o que temos é descartável? Roupa estragada, fácil compra uma nova. Reparar? Não, dá muito trabalho e não vale a pena. Eu quero ter muita coisa e toda ela barata e agora, não posso esperar.
Contrariamente, eu acredito que existe uma beleza enorme no cuidar. No feito à mão. No partilhar. No esperar para receber. No guardar as simples caixas de ovos para lhes poder dar mais uma oportunidade de vida.
Claro que estes produtores de ovos não são um caso isolado. Conheces exemplos assim?

Comentários
Enviar um comentário