segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Amizade


Este sentimento interliga-nos nas mais diversas ligações: família, amigos, relações românticas e apesar de muito se escrever e filosofar sobre este, aparecem sempre novos aspectos que merecem a nossa atenção no nosso quotidiano.

Mas afinal o que faz de nós sermos bons amigos?
Há uma série de adjectivos que estão sempre na ponta da língua quando esta questão é levantada: saber ouvir, estar presente, fazer likes quando os nossos amigos fazem publicações no facebook (sim, hoje em dia isto é importante), fazer companhia, partilhar bons momentos, convidar-nos para fazer coisas divertidas, entre tantos outros…

No entanto, existe um lado mais dark da amizade. Esta fase lunar dá-se quando os nossos amigos nos dizem, não o que gostamos de ouvir, mas sim o que precisamos de ouvir. O cenário típico desta situação é quando vamos com uma amiga às compras, escolhemos uma peça, vamos provar e claro que pedimos uma segunda opinião ao nosso amigo(a). 90% iriam dizer que a peça nos ficava mesmo bem, apenas porque era isso que nós queríamos ouvir. Isto é ser um amigo verdadeiro?

Bem, definitivamente que não faz de nós um mau amigo. Mas quando extrapolamos este cenário para outros momentos a distinção é maior. Todos nós temos a consciência que temos atitudes menos correctas e que muitas das vezes não nos apercebemos que estamos a agir inadequadamente a determinada situação ou então que nos estamos a desviar do nosso caminho. O verdadeiro amigo aparece das brumas para nos orientar, criticar ou até mesmo ajudar a ver a situação com um olhar mais próximo da realidade.

Nem sempre é fácil para nós aceitarmos tais palavras, até porque nem sempre são as mais doces. Mas mais vale estarmos rodeados de pessoas que, muitas vezes, arriscam a amizade para nos dizer algo, do que pessoas que nos dizem sim a tudo e só nos querem levar para a diversão.




Sem comentários:

Enviar um comentário