segunda-feira, 18 de agosto de 2014

As faces do sucesso

As faces do sucesso


“Eu sucedi”, é uma combinação de letras que esperamos dizer ou sentir múltiplas vezes na nossa  vida.  Ao pronunciá-las ou ao recriá-las na nossa cabeça estamos a reconhecer um alcançar de objectivos ou metas pessoal. No entanto o sucesso implica a colaboração de vários agentes, não só de nós próprios, como muitas vezes ambicionamos ou desejamos:

·         “Eu”, não faz sentido falar de sucesso sem a personagem principal, aquela que luta contra todos, derrota inimigos e medos e a seguir a toda esta noite, amanhece num estado nirvana.

·         “Amigos”, nenhum homem está só numa ilha. E se alguém tem a pretensão de afirmar que o sucesso é uma experiência pessoal e única, está redondamente enganado. Nenhum caminho é a direito, há pedras, há curvas, há penhascos e precisamos da luz que é emanada por quem nos acompanha para chegarmos à meta. São os amigos que nos dão a mão quando caímos, que nos avisam dos perigos, que por vezes também vestem a armadura para lutar connosco, e adquirem outros papeis secundários dignos de ganhar um óscar.

Quando afirmares para ti “Eu sucedi”, faz uma introspecção e vê quais foram as personagens secundárias que te permitiram chegar a esse patamar, depois agradece-lhes.

·         “Vilões” pois é, para a vitória também são necessárias as pessoas que te “puxam para baixo”. Este tipo de personagem agudiza a história, trás suspense, faz-te questionar se és mesmo capaz ou não, ou então, tem o efeito contrário ao dar-te uma motivação especial. Nunca devemos descurar a importância deste grupo, e sempre quando possível “respeitar o adversário”, até porque ele pode aparecer dos lugares mais recônditos do nosso caminho.


·         “Espectadores” não aquecem nem arrefecem a história, estão só mesmo a ver o que vai acontecer…

Sem comentários:

Enviar um comentário